A filha de Chico José, Marianne Britto, usou as suas redes sociais para criticar a Globo após a demissão do seu pai há alguns dias. “Há vida fora da Globo! Adoro essa afirmativa, e faz tempo que a gente conversava sobre isso. A empresa mudou e já não valorizava seus mestres. Faltava verba para as grandes reportagens”, iniciou.
“Foi uma parceria incrível por décadas e sua marca está na história do jornalismo brasileiro. Não bastasse ter uma reputação impecável e uma carreira brilhante, ainda recebe essa enxurrada de carinho do público. Muito orgulho de você! Eu sei que você adora dar suas palestras, lotar auditórios e passar horas tirando fotos com os fãs. Mas se quiser resgatar um ou outro projeto que deixou pelo caminho, me chama! Te amo, pai”, finalizou Marianne, filha de Francisco José que é chamado carinhosamente de “Chico” José pelos mais íntimos.
Francisco José, prestou 46 anos de serviços a Globo, atuando em vários setores do jornalismo da empresa. Contudo, o veterano ficou conhecido por reportagens onde era visto em meio à natureza e em mergulhos, que são a sua paixão.
Demissões de lendas do jornalismo
A Globo adotou uma nova política de renovação de quadros e redução de custos, e tem “descartado” grandes nomes do jornalismo brasileiro, como Chico José. Além dele, Renato Machado e Isabela Assumpção também foram demitidos nesta semana, na segunda-feira (29).
No dia da demissão, Ali Kamel, chefe de jornalismo da emissora carioca, mandou e-mails de despedida para os profissionais lamentando o fim do vínculo.
Antes de Chico, Renato e Isabela, que faziam parte da equipe do Globo Repórter, outros jornalistas veteranos também foram demitidos pela Globo.
É o caso de nomes como Alberto Gaspar, Linhares Júnior, Ari Peixoto, José Hamilton Ribeiro e Eduardo Faustini, que era o rosto por trás do “Repórter Secreto”, do Fantástico.
Segundo informações colhidas de fontes internas, os desligamentos dos veteranos causaram muita comoção entre a equipe de jornalismo da Globo.