Mel Maia é convidada para interpretar Mariana em Renascer, mas escalação emperrou por causa da idade
A jovem atriz Mel Maia, que recebeu muitos elogios por sua atuação na série “Vai na Fé”, foi convidada para interpretar o papel de Mariana na nova novela “Renascer”. No entanto, a escalação da atriz enfrentou um impasse devido à sua idade e às cenas de sexo que seu personagem tem com José Inocêncio, interpretado por Marcos Palmeira. Embora Mel seja maior de idade, a direção da Globo avaliou que, aos 19 anos, ela ainda é muito jovem para interpretar sequências quentes com um ator de 60 anos.
A ideia da emissora é escolher uma atriz um pouco mais velha, mas que aparente ser jovem. Um exemplo mencionado nos bastidores é o caso de Camila Queiroz em “Verdades Secretas” (2015). Na época da novela, que era repleta de cenas de sexo, a atriz tinha 22 anos, mas conseguia facilmente passar por uma jovem de 17 anos.
Mel Maia recebeu o convite para o papel logo após a recusa de Alice Wegmann, que alegou não conseguir conciliar as gravações da novela com as da segunda e terceira temporadas de “Rensga Hits!”.
A proposta foi feita à Mel enquanto “Vai na Fé” ainda estava no ar. No entanto, a emissora reconsiderou sua decisão logo em seguida, entendendo que não seria adequado expor uma atriz tão jovem a cenas de sexo com um ator mais velho. Assim, Clara Moneke, de 24 anos, entrou no radar do autor Bruno Luperi e do diretor artístico Gustavo Fernandez.
Além de seu talento, Clara também traria mais representatividade para o remake. A direção e a produção de elenco receberam orientações da Globo para escalar um grande número de atores negros, levando em consideração que a novela se passa em Ilhéus, na Bahia. Existe uma grande preocupação em não repetir os erros cometidos em “Segundo Sol” (2018).
Por isso, há uma corrente dentro da Globo que defende a escalação de Clara Moneke para o papel. No entanto, parte dos profissionais teme atribuir a uma atriz relativamente inexperiente um personagem tão complexo como Mariana. Existe um cuidado para não expor a atriz, como aconteceu anteriormente com Adriana Esteves na versão original.