A Band fechou a compra dos direitos de transmissão da Copa das Nações Africanas de 2022. O torneio, também conhecido como Copa Africana de Nações, é jogado pelas seleções nacionais de países da África e, portanto, semelhante à Eurocopa e à Copa América.
As informações foram divulgadas pelo colunista Gabriel Vaquer, do portal Notícias da TV, e dão conta de que as negociações aconteceram nos moldes daquelas que concederam à TV Bandeirantes o direito de transmitir o Mundial de Clubes da FIFA, que também ocorrerá no ano que vem e contará com a presença do Palmeiras, que foi campeão da Copa Libertadores da América em cima do Flamengo.
Ainda segundo as informações apuradas pelo colunista, no anúncio da aquisição que deverá ser feito nos próximos dias, a emissora paulista deve anunciar a transmissão do torneio por meio do seu canal de TV aberta, e não pelo BandSports, canal de esportes por assinatura do Grupo Bandeirantes.
A Copa das Nações Africanas de 2022 começa em 9 de janeiro de 2022 e vai até 6 de fevereiro, sendo disputada em Camarões. O torneio iria ser disputado em 2021, mas foi adiado por causa da pandemia.
Os organizadores da Copa Africana de Nações confirmaram a data de estreia do torneio e garantiram a sua completa realização, mesmo em meio às ameaças de clubes europeus de não liberarem seus jogadores.
Os times afirmam que há o risco de aumento nos casos de Covid-19 nos seus respectivos países, caso jogadores africanos retornem à Europa portando a nova variante do coronavírus, conhecida como ômicron.
O secretário-geral da Copa das Nações Africanas, Véron Mosengo-Omba, foi o responsável por fazer um pronunciamento sobre o caso. “Estamos trabalhando dia e noite para garantir que tudo esteja no lugar para a partida de abertura, no dia 9 de janeiro de 2022”, disse.
No início de dezembro a ECA (Associação de Clubes da Europa), enviou uma carta à FIFA demonstrando preocupação com o torneio. Segundo o documento, os clubes do velho continente estão preocupados com o bem-estar dos atletas, o risco de os clubes ficarem sem os jogadores em partidas importantes e o tempo necessário para o deslocamento dos jogadores entre os continentes.
Até o momento a FIFA confirmou a realização da Copa das Nações Africanas.