Cantor Zeca Pagodinho será homenageado com estátua em Xerém
Neste sábado (23), o cantor e compositor Zeca Pagodinho, de 64 anos, receberá uma homenagem especial em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Conhecido por ser um morador ilustre da região, Zeca escolheu Xerém como seu refúgio em 1990 e agora será imortalizado com uma estátua de bronze na Praça de Xerém.
A Acadêmicos da Grande Rio, escola de samba da cidade, decidiu colaborar com a reverência e presenteou a nova praça com o monumento artístico avaliado em R$ 61 mil. A estátua, produzida pelo artista plástico Marcos André Sales, é uma representação em tamanho real de Zeca Pagodinho, medindo 1,80 metros de altura e pesando 150 quilos. A produção da obra durou 42 dias.
Além da estátua, também serão inaugurados uma ponte e uma rua em homenagem ao pai do sambista, Jessé Gomes da Silva, que faleceu em março de 2015. Jessé foi fundamental para a fundação do Instituto Zeca Pagodinho em 1999, também localizado em Xerém.
Marcos André Sales, responsável pela produção do monumento de Pelé, é reconhecido por seu talento na criação de estátuas icônicas. A estátua de Zeca Pagodinho se destaca por sua imponência e detalhes meticulosos.
Xerém é conhecido por abrigar as cachoeiras mais bonitas e visitadas da Baixada Fluminense, como a Cachoeira de Xerém e a Véu da Noiva. Localizado aos pés da serra de Petrópolis, o Cantinho de Zeca é um local querido pelo cantor e também abriga o Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, onde os atletas das categorias de base do Fluminense treinam e disputam campeonatos de futebol.
Zeca Pagodinho possui uma carreira de sucesso, com mais de 20 discos lançados. Desde que conheceu Xerém, ele nunca deixou de expressar seu amor pelo lugar em suas músicas. Em 2001, gravou o primeiro volume do álbum “Quintal do Pagodinho”, que teve como cenário para o DVD o quintal do sambista em Xerém. Em 2012 e 2016, Zeca abriu as portas de seu sítio para receber outros artistas durante as gravações dos volumes 2 e 3 do DVD.
Maria Bethânia, uma das grandes amigas de Zeca Pagodinho, participou do lançamento de outro álbum do artista que tem relação com o distrito: “De Santo Amaro a Xerém”.
A estátua de Zeca Pagodinho é uma justa homenagem a esse ícone da música brasileira que encontrou em Xerém um verdadeiro lar. Sua contribuição para a cultura e sua dedicação à região são celebradas através dessa obra de arte que agora faz parte da história local.