O ator veterano Tonico Pereira, de 73 anos, foi internado às pressas na UTI de um hospital no Rio de Janeiro. O motivo da internação foi o agravamento de um quadro de Influenza que evoluiu para uma pneumonia.
Já liberado da observação médica, o artista contou, em uma entrevista concedida ao jornal O Globo, que sentiu medo de morrer enquanto estava internado. “Eu quase morri na semana passada. Tive uma Influenza que veio com pneumonia. Eu apaguei, fiquei cinco dias na UTI”, disse Tonico.
Tonico Pereira é fumante, além de já estar na terceira idade. Esses fatores aumentam o risco de morte por gripe. “Se eu não fosse [ao hospital], eu morria. Agora estou bem, para os meus parâmetros”, concluiu o ator.
Já recuperado, Tonico está de volta às atividades. Na novela Um Lugar ao Sol, o ator interpreta o personagem professor Romero. Além disso, também já se prepara para interpretar um mendigo num evento natalino que acontecerá no Largo da Lapa, no Rio, às 18h30 da próxima sexta-feira (17).
Tonico Pereira também já retornou ao seu brechó, o TPM Brechó, situado no bairro de Botafogo, e fez uma participação no programa Caldeirão, apresentado por Marcos Mion na Globo, no último sábado (11).
Preocupação com a gripe
A Influenza A, doença que acometeu Tonico Pereira e que é popularmente chamada de gripe, provoca preocupação nas autoridades, pois pode causar muitos óbitos em idosos e pessoas com comorbidades ligadas ao sistema respiratório.
Segundo Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a cidade está enfrentando uma epidemia de gripe, com mais de 23 mil casos registrados nos últimos meses. Além da capital, outras três cidades também declararam estado de epidemia.
Todos os anos, uma massiva campanha de vacinação contra a gripe, que ocorre em todo o país, busca conscientizar idosos e a população em geral sobre a importância da proteção contra a Influenza.