A apresentadora Renata Fan, que comanda o programa Jogo Aberto na Band, se pronunciou sobre os ataques que vem sofrendo por parte da torcida do Corinthians. Na edição desta quinta-feira (20) do programa, Renata havia feito uma brincadeira com o colega Chico Garcia, se referindo ao time do coração do jornalista, enquanto os dois repercutiam o título da Copa do Brasil conquistado pelo Flamengo em cima do time paulista. “Eu avisei: Para, Chico, você não combina [com o Corinthians], você não é maloqueiro. Você é um cara estudado, um cara multifunções. Aí você foi querer virar corintiano só para agradar a mulher”, brincou a apresentadora.
Já na edição desta sexta (21), Renata Fan fez o seu pronunciamento sobre a repercussão negativa da fala e pediu respeito. “Sou uma pessoa que só estou no futebol porque sou uma torcedora maluca, fanática, maloqueira alucinada. Se vocês me vissem no estádio, eu me transformo. Fico sem respiração, grito, fico sem voz, muito muito apaixonada”, desabafou a apresentadora.
O termo “maloqueiro” é comumente usado para se referir a criminosos comuns e pessoas desocupadas. Em algumas partes do Brasil a palavra é utilizada para se referir aos torcedores do Corinthians, que repudiam a expressão. Inclusive, o próprio clube se pronunciou e classificou a fala de Renata Fan como “preconceituosa”.
Ainda durante o seu pronunciamento, Renata explicou que ao proferir o comentário mal visto só quis fazer uma brincadeira com Chico Garcia e sua esposa. “O que falei para o Chico aqui sobre ele ter feito uma brincadeira com a mulher, que é corintiana e é meio parecida comigo. Ele é quieto, contido. É um cara que imagino que, quando está vendo o jogo, já está escrevendo o texto, preparando o que vai fazer no canal no YouTube. Não imagino ele em êxtase, e eu sou assim”, disse ela.
Além disso, a apresentadora ainda explicou que jamais quis se referir à classe social ou profissão dos torcedores do Corinthians. “Foi o que quis dizer. Nunca quis falar de classe social, diferenciação. Quando você entra no estádio, você não tem idade, sexo masculino ou feminino, profissão. Torcedor é igual, independentemente da origem, do que ele faça”, declarou Renata.
Pedido de desculpas e indignação
Renata Fan usou ainda do seu tempo de TV para se desculpar com os torcedores do Corinthians que tenham se sentido ofendidos de alguma forma. “Para a torcida do Corinthians, se alguém se ofendeu, acha que passei do limite, que fiz uma coisa tão grave assim, eu peço desculpas, eu me retrato, porque não é a minha realidade. Sou uma torcedora que respeito não só a torcida do Timão, como todas as torcidas”, disse.
Antes de finalizar a sua retratação, Renata Fan se mostrou indignada e disse que não vai aceitar ser chamada de preconceituosa. “Quero falar também que não vou aceitar que pessoas me chamem de preconceituosa”. “Sou uma pessoa que, para vencer nessa carreira usando salto alto, vestido, maquiagem, pintando as unhas, com cabelo comprido, sendo feminina e estando aqui todos os dias fazendo um programa ao vivo na Band. Sei que devo respeitar meu público, meus colegas, mas sei que devo ser respeitada”, disparou.
A comandante do Jogo Aberto disse ainda, para terminar a sua retratação, que jamais usou da sua condição como mulher para se justificar sobre nada. “Nunca me diferenciei aqui ou usei a condição feminina para me colocar em uma posição de inferioridade ou para justificar qualquer coisa. Sou uma mulher que lutei muito e luto demais. Para você, que me mandou ódio, rancor, te devolvo com benevolência e amor. Que você não passe pelo que passei e que não seja julgado injustamente. Somos seres humanos, falíveis, mas estamos aqui nesse mundo para evoluir”, concluiu.
Ao finalizar a sua fala, Renata Fan recebeu aplausos dos seus colegas de programa e o apoio de toda a equipe do Jogo Aberto e da Band.