Na última quinta-feira (5), a cantora Preta Gil deu entrada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, depois de sentir fortes dores abdominais e chegar a desmaiar. Após seis dias de internação para exames, a artista revelou, através de comunicado nas suas redes sociais, que foi diagnosticada com câncer no intestino.
Preta descreveu a doença e disse que está confiante na recuperação. “Tenho adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante”, contou ela.
Anteriormente, assim que foi internada, Preta Gil se dirigiu aos fãs também por meio das suas redes sociais, para tranquilizar a todos. “Não quero que fiquem preocupados, estou sendo muito bem assistida por uma junta médica. Estou cercada da minha família e amigos mais íntimos e estou confiante que, seja o que for, vamos tratar e ficarei bem.”, iniciou. “Assim que tiver informações mais precisas, dividirei com vocês, como sempre fiz ao longo desses anos. Amo vocês, se cuidem, cuidem de quem amam e fiquem em paz.”, finalizou.
Diante do anúncio feito por Preta Gil, muitos famosos se mostraram solidários. “Estamos aqui sempre, dinda. Vai ficar bem logo logo. Deus tá cuidando, te amo!”, disse Thaynara OG. “Minha amada, vai dar tudo certo! Estamos com você”, comentou a cantora Wanessa Camargo.
O apresentador Otaviano Costa também desejou melhoras a Preta Gil. “Querida amiga, vai dar tudo certo e a cura está em seu caminho! Fique com Deus e estamos enviando todo o nosso amor!”, pontuou. “Vai ficar bem, em nome de Jesus. Te amo”, declarou Tatá Werneck.
Especialista alerta para a necessidade de prevenir o câncer de intestino
Em entrevista concedida ao portal Notícias da TV, do UOL, o gastrocirurgião Rodrigo Barbosa conta o que pode desencadear o câncer que acometeu Preta Gil. “Obesidade, sedentarismo, dieta rica em carnes vermelhas e carnes processadas, baixa ingestão de fibras, tabagismo e alcoolismo podem colaborar para o diagnóstico do câncer.”, alertou ele.
O especialista citou ainda quais são os principais sintomas da doença. “Dores e desconforto abdominal são sinais, mas pode existir alteração nas fezes, como sangramento ou alteração no formato das fezes, dor anal e até emagrecimento sem causa”, pontuou.
Ainda segundo Rodrigo Barbosa, é possível detectar o câncer de intestino precocemente com exames e prevenção. “Como o exame preventivo de colonoscopia deve ser feito após 45 anos, essa é uma idade que podemos dizer que a doença tem mais chances de aparecer, mas em pessoas com histórico familiar é preciso ficar atento bem antes disso.”, explicou.
Para finalizar, o gastrocirurgião explicou como é o tratamento para a doença, que deverá ser experimentado por Preta Gil nos próximos meses. “Em relação ao tratamento, no exame de colonoscopia já é possível retirar as lesões, e, nos casos mais avançados, pode ser necessário fazer a cirurgia e também a quimioterapia. Se acometer o reto é necessário cirurgia e radioterapia. Tudo depende de cada caso”, afirmou.