Morreu nesta terça-feira (22) o cantor, compositor, ator, músico, multi-instrumentista e escritor Erasmo Carlos, conhecido por muitos como “Tremendão”. O artista estava internado no hospital Barra D’Or, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e a causa da sua morte não foi divulgada à imprensa.
Um dia antes de morrer, na segunda (21), Erasmo Carlos foi entubado em estado grave. O cantor já havia sido internado no final de outubro para tratar uma síndrome edemigênica, doença que causa excesso de retenção de líquido na pele. Dias após a sua internação, Erasmo recebeu alta.
Na primeira internação, surgiram muitos boatos de que Erasmo Carlos havia morrido. Ao sair do hospital, o artista brincou com as histórias inventadas. “Ressuscitei no Dia de Finados e tive alta do hospital! Obrigado a Deus, a todos que cuidaram de mim, rezaram por mim e se torceram pela minha recuperação… Essa foto com a Fernanda traduz como estamos felizes”, explicou ele na legenda de uma foto publicada nas redes sociais.
Conhecido por ter se tornado um dos maiores nomes da Jovem Guarda, Erasmo era o melhor amigo de Roberto Carlos. Ele foi um dos maiores nomes da música brasileira em todos os tempos, tendo mais de 400 composições em toda a carreira. Dentre as músicas escritas pelo Tremendão estão É Preciso Saber Viver, Além do Horizonte, Emoções, Detalhes, Nossa Senhora, Gatinha Manhosa, Se Você Pensa, As Curvas da Estrada de Santos e Jesus Cristo.
Erasmo Carlos estava casado há 9 anos com a pedagoga Fernanda Passos, de 31 anos. Além da esposa, o cantor e compositor deixa dois filhos, Gil Eduardo Esteves e Leonardo Esteves, que são fruto do casamento do Tremendão com a paisagista e compositora Narinha, falecida em 1995. Além de Gil e Leonardo, Erasmo teve um terceiro filho, Carlos Alexandre Esteves, morto em 2014 aos 40 anos de idade, vítima de um acidente de moto.
A carreira de Erasmo Carlos
A carreira de Erasmo Carlos começou no fim da década de 1950, quando ele montou a banda The Sputniks, ao lado de Tim Maia (1942-1998), Arlênio Lívio (1942-2003), Wellington Oliveira e Roberto Carlos. O grupo chegou ao fim depois de uma briga entre Tim Maia e Roberto Carlos. Depois do fim da The Sputniks, Erasmo fundou a The Snakes, ao lado de Arlênio e outros dois amigos, José Roberto e Edson Trindade.
Depois de algumas polêmicas na carreira e o surgimento da Jovem Guarda, um movimento musical que misturava música popular brasileira (MPB), Rock and Roll e a cultura hippie, Erasmo Carlos ficou conhecido em todo o Brasil. Inclusive, visualmente o artista se assemelhava muito com o astro Elvis Presley, o Rei do Rock.
Além de suas composições icônicas, o Tremendão teve alguns trabalhos que causaram bastante impacto no cenário musical brasileiro. Entre eles, o disco Erasmo Convida, onde o cantor fez parcerias com outros grandes nomes da MPB, a exemplo de Nara Leão (1942-1989), Maria Bethânia, Gal Costa (1945-2022), Wanderléa, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia, Jorge Ben, Caetano Veloso e, claro, o amigo Roberto Carlos.
Famosos lamentam a morte do Tremendão
Logo após a confirmação da morte de Erasmo Carlos, diversos famosos, políticos e figurões da mídia vieram à público lamentar a morte do artista. Boninho, um dos principais diretores da TV Globo, foi um deles.”Meu adeus ao querido Tremendão. Erasmo leva seu sorriso e o rock para o Céu! Saudades”, disse.
A cantora paraense Fafá de Belém também fez a sua homenagem, citando o dia do músico, que é comemorado justamente em 22 de novembro. “Ele era (é, e sempre será) um gigante, em todos os sentidos. Erasmo era um dos gênios da nossa música. O doce rebelde, um menino roqueiro. Com Roberto, formou a dupla mais consistente que nós pudemos ver até hoje. Sua música transversal alcançou todos os públicos, e várias gerações. No dia do músico, um dos grandes se vai. Sua obra fica, a saudade fica”, lamentou.
O autor de novelas da Globo Walcyr Carrasco também deixou a sua mensagem de adeus. “Erasmo Carlos, siga na paz e no amor! Hoje demos adeus ao nosso eterno “Tremendão”. Erasmo nos deixou aos 81 anos de idade. Meus sentimentos!”, escreveu.
Roberto Carlos, parceiro de Erasmo por toda a vida, também se pronunciou. O Rei usou os seus perfis oficiais para publicar um vídeo contendo várias fotos dos dois juntos e uma música tocando ao fundo. Na legenda, expressou seus sentimentos. “Minha dor é muito grande, nem sei como dizer tudo o que penso desse meu amigo querido, meu grande irmão”, iniciou. “Meu ídolo por tudo, pela sua lealdade, sua inteligência, sua bondade, por tudo o que eu conheço dele. Um ser humano maravilhoso”, continuou.
Roberto disse ainda se sentir privilegiado em ter tido Erasmo como amigo. “É um privilégio para mim ter um amigo, um irmão assim por todos esses anos. Difícil encontrar palavras para falar desse cara: o meu amigo Erasmo Carlos. Ele sempre viverá em meu coração”, prosseguiu. O cantor finalizou desejando que o amigo seja acolhido por Deus. “Que nosso Deus de bondade o proteja e o abençoe sempre. Amém, amém, amém”, concluiu.
Todos os que fazem o portal Revista dos Famosos lamentam profundamente e enviam sinceras condolências à família e aos amigos do cantor, compositor e instrumentista Erasmo Carlos.