Morreu no meio da tarde desta quinta-feira (20), a cantora e compositora Elza Soares, de 91 anos. A morte foi anunciada por um comunicado oficial da assessoria de imprensa da cantora, que lamentou a morte da artista.
Elza Soares é considerada uma das maiores vozes da história da música brasileira. Com mais de 60 anos de carreira, a cantora acumulou premiações e reconhecimentos ao longo da vida. O ápice da carreira de Elza, que teve início em 1960, se deu em 1999 quando a cantora recebeu o título de cantora brasileira do milênio, pela BBC de Londres, um dos maiores conglomerados de empresas de comunicação do mundo.
Um exemplo típico da realidade sofrida por muitos brasileiros, Elza Soares sofreu muito no início da vida. Aos 12 anos, foi obrigada a se casar com Lourdes Antônio Soares, conhecido como Alaordes. Os primeiros anos do casamento foram marcados por violência física e sexual.
Como se já não bastasse, Elza foi mãe pela primeira vez aos 13 anos e teve que ver o segundo filho, que deu à luz com pouco mais de 14 anos de idade, morrer de inanição (fome). Por causa da cruel realidade, a diva precisou trabalhar em uma fábrica de sabão como encaixotadora.
Apesar da situação difícil, Elza não abandonou o sonho de ser cantora e compositora e em 1953 se inscreveu para o programa Calouros em Desfile, de Ary Barroso, na extinta TV Tupi. A partir dali Elza Soares ganhou cada vez mais notoriedade e em 1960 emplacou a sua primeira turnê internacional.
Em toda a sua carreira, Elza lançou mais de 40 discos e visitou vários países, encantando estrangeiros com a sua voz inconfundível. O seu último disco, lançado 2019 e intitulado “Planeta Fome”, faz uma alusão a uma frase icônica proferida no início da sua carreira.
Em uma das suas primeiras aparições na TV, ainda no programa Calouros em Desfile, Ary Barroso perguntou de que planeta Elza Soares teria vindo. “Do mesmo planeta que o senhor, seu Ary. Do planeta fome”, prontamente respondeu aquela que viria a ser uma das maiores divas da música brasileira.
Elza Soares e Mané Garrincha
Entre 1962 e 1982, a cantora foi casada com Mané Garrincha, um dos maiores craques da história do futebol brasileiro. A relação começou como um romance proibido, quando Garrincha ainda era casado e Elza namorava. O resultado foi um casamento que aconteceu em 1966, após o fim dos relacionamentos anteriores de ambos.
O casamento entre o jogador de futebol e a artista foi conturbado e complicado, mas só teve um fim real com a morte de Garrincha, em 1983. Inclusive, a morte de Elza Soares aconteceu em um 20 de janeiro, mesma data do falecimento daquele que ela dizia ter sido o grande e verdadeiro amor da sua vida.
Veja o comunicado do falecimento de Elza Soares na íntegra:
“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos (da quinta, 20) em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais.”
“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares de fãs por todo o mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim.”
Toda a equipe que compõe o Revista dos Famosos estende suas sinceras condolências a familiares, amigos e fãs da cantora e compositora Elza Soares.