A morte da atriz Françoise Forton, que estava com 64 anos de idade, foi noticiada e confirmada pelo colunista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, neste domingo (16). A veterana estava internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, para tratar de um câncer.
Françoise, que tinha pai francês e mãe brasileira, nasceu no Rio de Janeiro em 1957. A carreira da atriz começou ainda em 1969, na novela A Última Valsa. Porém, foi em 1974, na novela Fogo sobre Terra, onde interpretou a personagem Estrada-de-Fogo, que a carreira da artista deslanchou.
Dois anos depois, no final de 1975, Françoise Forton integrou o elenco de peso de Cuca Legal, que ainda contava com Francisco Cuoco, Yoná Magalhães e Suely Franco. Françoise esteve na Band entre 1983 e 1987, mas voltou à TV Globo para participar de Bebê a Bordo e de Tieta, onde interpretou a personagem Helena.
A novela Kubanacan (2003), marcou o fim do segundo ciclo da atriz na Globo. Ela assinou contrato com o SBT e lá atuou em adaptações de novelas mexicanas, como Seus Olhos e Os Ricos Também Choram. Três anos depois, em 2006, Françoise Forton foi para a Record, onde ficou até 2013.
Em 2013, então, Françoise voltou para a Globo. Na sua terceira passagem pela emissora carioca, a atriz assinou um contrato intermitente, onde iria receber por obra completada. Os destaques desta última vinda de Françoise Forton ao PROJAC foram as participações em Tempo de Amar e no programa Super Chef Celebridades, de 2018.
A última aparição de Françoise Forton na TV foi na novela Amor Sem Igual, onde interpretou a personagem Olympia. A atriz deixa um filho, Guilherme Forton Viotti, e o marido, o produtor cultural Eduardo Barata, com quem era casada desde 2014.
Toda a equipe que compõe o Revista dos Famosos estende suas sinceras condolências a familiares, amigos e fãs da atriz Françoise Forton.