Empresário russo morre ao cair de janela de hospital

empresario-russo-morre-ao-cair-de-janela-de-hospital
O empresário russo Ravil Maganov, presidente da Lukoil, maior petroleira do país, estava internado em um hospital de Moscou.

Na última quinta-feira (1), agências de notícias internacionais noticiaram que o empresário russo Ravil Maganov, presidente do conselho da Lukoil, a maior empresa de petróleo da Rússia, havia morrido após cair de uma janela no 6º andar de um hospital de Moscou.

Ao mesmo tempo, a Lukoil divulgou um comunicado informando que o oligarca, que tinha 67 anos, teria morrido de uma “doença grave”. Segundo a imprensa russa, que também noticiou o caso, Maganov estava internado no Hospital Clínico Central, que recebe autoridades e entes da elite política da Rússia. O motivo da internação teria sido um infarto sofrido pelo empresário.

Fontes policiais não identificadas e a agência de notícias estatal da Rússia, a Tass, informaram que o caso está sendo tratado como suicídio. Segundo essas fontes, Ravil Maganov sofria de depressão e estava se medicando, inclusive. Ainda segundo a Tass, o incidente teria acontecido por volta das 01h00 (horário de Brasília), e o corpo do empresário russo foi localizado logo em seguida.

Sob o controle de Maganov, a Lukoil foi a única empresa russa a se posicionar contra a guerra da Ucrânia, iniciada pelo presidente do país, Vladimir Putin. Em comunicado oficial veiculado em março deste ano, a companhia petrolífera pediu a “cessação imediata do conflito armado”.

Ravil Maganov fazia parte da Lukoil desde 1993, mas assumiu a presidência do conselho apenas em 2020, devido ao falecimento do antigo presidente, Valeri Greifer.