Praticamente dois anos após o início das restrições à circulação de pessoas provocadas pela pandemia de Covid-19, a indústria do cinema se prepara para o possível ano da retomada.
Quando os governos do mundo inteiro começaram a adotar medidas de isolamento para conter o coronavírus, no final do primeiro trimestre de 2020, as salas de cinemas foram um dos primeiros tipos de estabelecimentos a serem fechados.
Agora, com a abertura gradual da sociedade e a vacinação avançada, empresários do setor comemoram a expectativa de 2022 ser o ano da volta à normalidade nos cinemas brasileiros.
“O cinema é um lugar seguro, que sempre cumpriu todos os protocolos de segurança. Com as grandes estreias voltando para as telonas, [os cinemas] prometem ter um 2022 inesquecível”, disse Mauro Gonzalez, CEO do site Ingresso.com, o maior portal de vendas de ingressos online do Brasil.
De outubro a dezembro de 2021 houveram estreias meteóricas nos cinemas ao redor do mundo. Como um dos melhores exemplos desse fato, pode-se citar a esperada estreia de Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa, ocorrida na terceira semana de dezembro, que arrecadou, até agora, mais de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,6 bilhões) ao redor do mundo com apenas algumas semanas de exibição.
Os sucessos dos lançamentos recentes confirmam o interesse do público em voltar a assistir os filmes na tela grande, e isso só anima ainda mais os figurões da indústria cinematográfica.
“Os resultados das vendas do segundo semestre do ano, principalmente de Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa, nos mostraram que 2022 promete trazer resultados ainda melhores. Para se ter uma ideia, o filme com Tom Holland, nos 17 dias de pré-venda, vendeu 50% mais que Vingadores: Ultimato, se comparado com o mesmo período de vendas”, constatou Mauro Gonzalez.
Os dados que confirmam o retorno em massa dos espectadores ao cinema
Segundo os dados colhidos pela 22ª Pesquisa Global de Entretenimento, levantamento feito pela consultoria PwC Brasil, há uma previsão de que o mercado cinemático brasileiros tenha um crescimento de 141% em 2022. “Apesar da forte concorrência do streaming, a experiência de assistir a uma grande produção nos cinemas continuará sendo insubstituível”, afirmou Ricardo Queiroz, sócio da empresa.
“Apesar da percepção clara do consumidor que é muito possível ter diversão e entretenimento em casa ou qualquer outro lugar através das plataformas de streaming, o público realmente está ávido por um entretenimento presencial como, por exemplo, em festivais de música. O cinema seguramente é um setor que proporciona uma experiência pessoal diferenciada”, finalizou o executivo.
Os esperados lançamentos de filmes
Além da flexibilização das regras de circulação causadas pela pandemia, outro fator que promete impulsionar ainda mais o retorno dos cinéfilos às salas de cinema é a quantidade incomum de grandes lançamentos previstos para 2022.
Só entre o gênero de filmes baseados em Histórias em Quadrinhos, um dos que mais atraem o público, podem ser citados pelo menos nove grandes e esperados lançamentos para 2022. São eles: The Batman (3 de março), Morbius (1º de abril), Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (5 de maio), Thor: Amor e Trovão (7 de julho), Adão Negro (28 de julho), Homem-Aranha: Através do Aranhaverso – Parte 1 (6 de outubro), The Flash (3 de novembro), Pantera Negra: Wakanda pra Sempre (10 novembro) e Aquaman e o Reino Perdido (15 de dezembro).