A ESPN demitiu o jornalista Fábio Sormani na última sexta-feira (23) após uma denúncia feita sobre um suposto ato de homofobia cometido pelo veterano. Segundo informações colhidas e noticiadas pelo portal UOL, Sormani teria feito uma piada classificada como homofóbica dentro de um banheiro nas dependências da emissora. A frase foi direcionada a um outro funcionário da empresa, que foi o responsável por denunciar o jornalista.
Ainda segundo informações, ao todo cinco testemunhas teriam presenciado a brincadeira de Fábio Sormani e embasado a denúncia, que foi feita na quinta-feira (22). O setor de Compliance da ESPN Brasil foi o responsável por averiguar a situação e sugerir a demissão de Sormani no dia seguinte.
Em nota, a ESPN confirmou a demissão do profissional. “O jornalista Fábio Sormani deixa de fazer parte do time de comentaristas dos canais de esporte da Disney. Agradecemos por todo seu empenho e desejamos sucesso à sua nova etapa profissional.”
Longa trajetória
Na ESPN, Fábio Sormani era integrante cativo do programa Futebol 90, que vai ao ar de segunda à sexta das 13h às 15h e é apresentado por Daniela Boaventura. Desde 2013 o jornalista fazia parte da extinta Fox Sports, adquirida pelo grupo Disney em 2019 e integrada à ESPN.
Dois dias antes de demitir Sormani, na quarta-feira (21), a ESPN também anunciou o desligamento de outro integrante do F90, o jornalista Felippe Facincani. Segundo a emissora e o próprio Facincani, a demissão ocorreu em comum acordo por conta de divergências editoriais.
Fábio Sormani tem mais de 40 anos de carreira e antes de se tornar funcionário da Fox Sports e do grupo Disney teve passagens por SporTV, Jovem Pan, Bandeirantes, Folha da Tarde, Folha de S. Paulo, Revista Placar, Portal iG, SBT e Record. Até o momento Sormani não quis se pronunciar sobre a recente demissão.