A atriz Joana Fomm, que atualmente está com 83 anos, precisou usar as suas redes sociais para pedir emprego. O ato desesperado da artista aconteceu em 2016, no auge da sua crise financeira pessoal.
Joana usou o seu perfil no Facebook para oferecer serviços como atriz e jornalista a amigos e fãs. “Amigos, estou precisando trabalhar. Como atriz ou jornalista. Tem horas que fica difícil ainda. Ainda não tinha encarado essa. Alguém precisa de mim?”, escreveu a veterana.
Bem antes de ir à internet pedir ajuda, Joana Fomm relatou, em entrevista concedida à revista Época, que estava “com a corda no pescoço” por causa de dívidas adquiridas ao longo dos anos. Segundo a artista, as dívidas giravam em torno de mensalidades de condomínio atrasadas e de parcelas de um empréstimo.
Felizmente, dias depois de fazer o apelo nas redes sociais, Joana começou a receber propostas em profusão, impossibilitando até mesmo que a atriz conseguisse responder a todos os contatos. As informações são de fontes ligadas à Joana Fomm e de veículos de mídia que acompanharam o caso na época.
Saúde debilitada
Antes de começar a enfrentar os grandes problemas financeiros pelos quais passou, Joana Fomm também sofreu com um câncer de mama, descoberto enquanto a veterana se preparava para fazer um papel na novela Paraíso Tropical (2007). A descoberta da doença forçou a atriz a abandonar o projeto, o que acabou contribuindo com os problemas futuros.
Algum tempo depois, após passar por tratamentos e terapias, Joana se viu curada do câncer e voltou à ativa. Contudo, outra doença, dessa vez a disautonomia, obrigou a artista a abandonar outra novela, dessa vez Insensato Coração (2011). Essa condição afeta o sistema nervoso e prejudica a realização de alguns movimentos importantes. Pouco tempo depois, Joana Fomm também conseguiu recuperar a saúde novamente.
Uma carreira de sucesso
Logo após pedir ajuda na internet, Joana Fomm conseguiu trabalho em séries de TV como Apocalipse, República do Peru, Magnífica 70 e Sob Pressão, além do longa-metragem Como Se Tornar O Pior Aluno da Escola, que foi ao ar na Netflix, e a comédia de terror Assombro, da Disney.
Entretanto, Joana ganhou fama há bem mais tempo, participando de grandes sucessos da TV brasileira como Sem lenço, sem documento, Dancin’ Days, Corpo a Corpo, Bambolê e, claro, Tieta, que é considerado o maior trabalho da carreira da atriz.
Por causa da pandemia e da idade já avançada, Joana Fomm ficou sem trabalho novamente nos últimos dois anos. Porém, ao que tudo indica a situação atual já não é crítica como antes. Em entrevista concedida ao jornal Extra, em Junho do ano passado, a atriz falou da carreira e citou apenas que sente falta do trabalho. “Sinto muita falta de trabalhar, e quero poder sair de novo”, disse em um trecho da entrevista.
Em um outro trecho da sua fala, a atriz comentou sobre as dificuldades impostas pela vida artística. “A carreira artística é muito difícil. São muitos altos e baixos. Mas eu tenho consciência que fiz trabalhos lindos e importantes na TV, no cinema e no teatro. Sinto que as oportunidades de trabalho vão rareando”, comentou. Joana Fomm mora atualmente em um apartamento no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, com o filho Gabriel Fomm, que é músico.
Atualmente a reprise de algumas novelas em que Joana Fomm atuou podem ser vistas através do Globoplay, o serviço de streaming da TV Globo. Por outro lado, no momento não se sabe quando a atriz voltará a atuar em produções inéditas.