O dia 7 de setembro de 2022 foi emblemático por dois motivos: a data marcou o retorno das comemorações alusivas ao dia da pátria, depois de 2 anos de paralisação devido à pandemia de Covid-19, e também marcou o aniversário de 200 anos desde que o Brasil se tornou independente de Portugal.
Por esses motivos, havia a expectativa de que milhões de pessoas saíssem às ruas para comemorar os dois fatos históricos, o que acabou se confirmando. De norte a sul do país, multidões lotaram ruas e avenidas para prestigiar desfiles cívico-militares e apresentações em comemoração ao dia da independência.
As comemorações em Brasília
Logo pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve acompanhado da sua esposa, Michelle Bolsonaro, do vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), de integrantes do seu ministério e de outras autoridades para acompanhar o tradicional desfile que acontece na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Além da equipe de Bolsonaro e de autoridades brasileiras, também estiveram presentes três chefes de estado de países de língua portuguesa, entre eles o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Segundo fontes ligadas ao governo federal, mais de um milhão de pessoas acompanharam as comemorações na capital federal. Além de Brasília, grandes concentrações também foram contabilizadas em São Paulo, no Rio de Janeiro e em várias outras capitais e cidades de grande porte espalhadas pelo Brasil. Inclusive, no fim da manhã o presidente Jair Bolsonaro se deslocou de Brasília até o Rio, e depois foi a São Paulo para saudar apoiadores que se concentravam em atos de comemoração aos 200 anos da independência do Brasil.
O Google prestou homenagens aos 200 anos de independência do Brasil
Desde as primeiras horas da manhã, a página inicial do motor de buscas do Google, conhecida como Doodle, apresentava uma homenagem ao bicentenário da independência do Brasil. O Doodle já é conhecido por fazer homenagens em diversas datas comemorativas.
Ao clicar na animação, que enfeitou o nome “Google” com símbolos referentes ao Brasil, o usuário pode acessar páginas que falam um pouco mais sobre a história da independência do país, citando nomes importantes como o imperador Dom Pedro I, responsável por pronunciar a célebre frase “independência ou morte” às margens do Riacho do Ipiranga, e a imperatriz Maria Leopoldina, por exemplo. A animação segue enfeitando a página inicial de buscas até o fim do dia 7 de setembro de 2022.