Walter Zagari, um prestigiado executivo que trabalhou no comercial da Record TV e estava como vice-presidente do setor, foi removido do cargo nesta quarta-feira (8). Zagari será substituído por Alarico Naves e, junto com alguns membros da sua equipe, passará a compor um conselho comercial recém formado na empresa.
Especula-se nos bastidores que a saída de Zagari tenha se dado após divergências com Cristine Cardoso, a filha mais velha de Edir Macedo, o dono da Record.
Walter vs. Cristiane
Recentemente veio à tona um desentendimento entre Walter Zagari e Cristiane Cardoso, que além de filha de Edir Macedo é responsável pelo setor de dramaturgia das novelas bíblicas da Record.
O motivo da “treta” foi uma falta de planejamento do setor de Cristiane. A novela Reis, a mais nova superprodução da Record, deveria ter estreado na sequência de Gênesis, que terminou em novembro. Porém, a nova trama bíblica só vai ter início em fevereiro de 2022.
Por enquanto, a Record está exibindo “A Bíblia”, um compilado de vários trechos de novelas bíblicas, incluindo Gênesis, que “acabou de acabar”, até a estreia de Reis.
Esse movimento acabou irritando Zagari que teria criticado a condução de Cristiane Cardoso. A primogênita do chefe da Igreja Universal não gostou das críticas e teria provocado um desgaste em torno do executivo desde então.
A justificativa da emissora
Segundo informações internas apuradas pelo portal Notícias da TV, as mudanças feitas na gestão interna da Record têm como objetivo conter gastos, e nada têm a ver com problemas entre Walter Zagari e Cristiane Cardoso.
A empresa demitiu alguns integrantes do alto escalão e mudou o sistema de contratação de alguns profissionais. Os contratos, sobretudo no setor comercial, eram no regime PJ (Pessoa Jurídica), e agora passarão a ser no regime CLT comum.
A manobra visa, segundo as informações apuradas, reduzir os custos com altos valores em comissão pagos à antiga equipe de Walter Zagari.
Trajetória de Walter Zagari
Walter Zagari começou a sua carreira na antiga e já extinta TV Tupi, como office boy. De office boy Zagari chegou ao cargo de diretor comercial na emissora.
Nos anos seguintes à extinção da TV Tupi, Walter Zagari trabalhou na Band, onde repetiu a função de diretor comercial, e no SBT, onde passou 20 anos, sendo os últimos 10 como superintendente comercial.
Entre os anos de 1995 e 2005, Zagari ganhou o prêmio Caboré, como Melhor Profissional de Veículo.
Em 2002 Walter Zagari chegou à Record e revolucionou o setor comercial da emissora. Em suas mãos, a TV de Edir Macedo bateu recordes de faturamento ao longo dos quase 20 anos de permanência do executivo na empresa.
A Record se pronunciou sobre a movimentação envolvendo Walter Zagari. Leia a nota da emissora na íntegra:
“O Grupo Record informa que iniciou a reestruturação em todas as áreas comerciais. O trabalho tem como objetivo oferecer ao mercado as melhores soluções em formatos, inovação e customização de produtos para atender clientes de todas as proporções de investimento em nossas plataformas de conteúdo.
O comando comercial de Negócios Multiplataforma será conduzido por Alarico Naves, contemplando toda a estrutura comercial da TV e das mídias digitais.
O planejamento do trabalho contará também com um Conselho Consultivo Comercial do qual fazem parte Walter Zagari e Hilton Madeira”.