A atriz e apresentadora Antonia Fontenelle, que atualmente tem um canal no YouTube, não conseguiu se eleger deputada federal pelo Rio de Janeiro. A artista obteve 30.975 votos, mas ficou abaixo do quociente necessário para alcançar uma das cadeiras do estado na Câmara Federal. Dentre as principais pautas de Fontenelle estavam o endosso à Cultura e à Educação.
Logo após a divulgação dos resultados das eleições, Antonia Fontenelle foi às redes sociais desabafar com seus fãs e seguidores. A influenciadora digital usou os stories da sua conta no Instagram para dizer, entre outras coisas, que a política é uma ‘máquina de moer gente’. “Que orgulho da minha coragem de me colocar a julgo nessa máquina de moer gente, sozinha e Deus. A vida é feita de missão e livramento”, iniciou.
Em outro momento, desta vez em uma postagem no feed, Antonia seguiu com o seu desabafo. “Terei que tomar decisões importantes para os meus próximos passos, não tenho ninguém para pensar por mim, preciso ser assertiva em nome de todos que dependem de mim. Saio dessa máquina de moer gente sem um arranhão, graças à mulher que sou, graças à minha força de não negociar meus valores”, disse.
Para finalizar, a atriz fez agradecimentos. “Disse sim pro que eu achava que era certo e muitos nãos ao que eu achava que era errado. E assim será até depois do fim. Obrigada, meus 31 mil eleitores cariocas. Obrigada, centenas de seguidores de outros estados que lamentaram não poder votar em mim”, comentou.
Candidata pelo partido Republicanos, que é da base aliada ao presidente Jair Bolsonaro, Antonia Fontenelle contou com apoio de Eduardo Bolsonaro (PL), que foi reeleito deputado estadual por São Paulo e é filho do mandatário maior da nação. Eduardo chegou a se pronunciar em apoio a Antonia, dizendo que ela seria uma “combatente, corajosa, destemida e grande prestadora de serviços” caso fosse eleita deputada pelo RJ.
Antonia Fontenelle é apenas uma das muitas celebridades que não conseguiram se eleger em 2022. Além dela, nomes como André Gonçalves (PV-RJ), Sarah Poncio (PROS-RJ), Márcio Poncio (PROS-RJ), Andréa Sorvetão (REP-RJ) e Lucélia Santos (PSB-RJ), também não obtiveram sucesso no pleito.